5 de novembro de 2013

Terras Potiguares: Fernando Pedroza



Fernando Pedrosa
“As terras de São Joaquim”










O povoado de São Romão teve inicio nos idos de 1920, durante o período de construção da estrada rodoviária ligando Lajes e Angicos. Foi nessa ocasião que o comerciante Antônio Teixeira da Rocha instalou nas chamadas Terras de São Joaquim, situadas nas proximidades dos serviços da rodovia, um barracão para fornecer alimento e utensílios aos trabalhadores. Foi também a partir do esforço de Antônio Teixeira que aconteceu, no dia 14 de agosto de 1920, a primeira feira livre da localidade.
Tendo como ponto de partida a mercearia de Antônio Teixeira e a feira livre, iniciou-se nas terras de São Joaquim o processo de construção de moradias, dando origem ao povoado de São Romão.
Posteriormente, o povoado, pertencente ao município de Angicos, Recebeu o nome de Fernando Pedrosa, numa homenagem ao grande proprietário de terras e líder local, que muito contribuiu para a prosperidade da localidade. Ao lado da figura de Fernando pedrosa, também se destacou na historia da povoação o gerente da usina São Joaquim, Antônio Calmon Costa, ativo participante do esforço para desenvolver o lugar.
No dia 26 de junho de 1992, através da Lei n° 6.301, sancionada pelo então Governador do Estado, Engenheiro José Agripino Maia, o povoado de Fernando Pedrosa desmembrou-se de Angicos, tornando-se município do Rio Grande do Norte.
Localizado na Região Central do Estado, Fernando Pedrosa está a 160 quilômetros de distancia da capital, na altitude de 133 metros, contando com uma área de 323,7 quilômetros quadrados de extensão territorial, onde residem 2.541 habitantes, sendo 2.209 no setor urbano e 332 na zona rural. Fernando Pedrosa limita-se com Angicos, Lajes e Santana do Matos.
O município, situado nas proximidades da famosa Serra do Cabugi, vive economicamente do cultivo de lavouras e de fazendas de criação. Fernando Pedrosa conta ainda com ocorrências minerais de Barita. O abastecimento d’agua da cidade de Fernando Pedrosa é feito pela Adutora Sertão Central Cabugi, com captação no canal Pataxó.
A principal festa da cidade acontece no dia 26 de julho, em comemoração a São Joaquim, padroeiro local.
(Fonte: Terras Potiguares/ Marcus César Cavalcanti de Morais).

Nenhum comentário:

Imagem

Imagem