21 de março de 2014

Terras Potiguares: Ipueira





Ipueira

“Tudo começa no Riacho dos Bois”
A historia começa na região do Riacho dos Bois, área habitada inicialmente pela tribo dos índios Pegas, pertencentes à nação dos Cariris. Nessa localidade se situava a Fazenda Ipueira, de propriedade de João Manoel de Medeiros, e mais um pequeno açude, engenho de rapaduras, e lavoura de cereais, significa terreno alagado, represa natural, ou lagoeiro.
Com a morte de João Manoel de Medeiros, seus filhos assumiram o controle de seus bens. Os herdeiros, entre eles Francisco Alencar de Medeiros, decidiram cumprir a promessa feita por João Manoel e doaram o terreno para a edificação de uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e a implantação de um pequeno povoado.
Os filhos de João Manoel de Medeiros doaram a terra, mas não se encarregaram da condução dos trabalhadores de fundação do povoado, que viria posteriormente a se tornar cidade pela força de seu povo. Os trabalhos de desbravamento da área doada, sob a liderança de Francisco de Quirino, foram iniciados no dia 3 de março de 1939 e concluídos três meses depois. O terreno doado, medindo 100 braças de frente e 150 braças de fundo, teve escritura lavrada no dia 27 de abril de 1939, pelo Sr. José Carlos de Medeiros, tabelião do cartório de São João do Sabugi.
O novo povoado foi inaugurado no dia 5 de agosto de 1939, com solenidade e celebração de sua primeira missa, feita pelo Padre Walfredo Dantas Gurgel.
Ipueira fez parte inicialmente de Serra Negra do Norte, passando em 1948 a pertencer ao município de São João do Sabugi. Em 31 de dezembro de 1963, pela lei n° 3.016, de autoria do Deputado Dari Dantas, e sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluizio Alves, Ipueira desmembrou-se de São João do Sabugi, tornando-se município. Em 14 de fevereiro de 1965, o município foi definitivamente instalado.
Localizado na Região Seridó do Estado, Ipueira está a 305 quilômetros de distancia da capital, na altitude de 217 metros acima do nível do mar, contando com uma área territorial de 127 quilômetros quadrados de extensão, onde vivem 2.051 habitantes, sendo 1.660 no setor urbano, e 391 na zona rural. Ipueira limita-se com São João do Sabugi e o Estado da Paraíba.
A economia é baseada na agricultura e na pecuária. O município conta com incidências minerais de Barita, Ferro e Calcário. O artesanato é representado pela confecção de bonecos de madeira e louças de barro. O turismo conta com a marca histórica dos casarões das Fazendas Ipueira e Santa Terezinha, e o engenho de cana da Fazenda Pedra e Cal.
A principal festa do município é a da padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ocorre no dia 15 de agosto, com muita celebração e grande comemoração nas ruas da cidade.
(Fonte: Terras Potiguares/ Marcus César Cavalcanti de Morais)




Nenhum comentário:

Imagem

Imagem