17 de dezembro de 2013

Terras Potiguares: Frutuoso Gomes



Frutuoso Gomes
“A Estação de Mumbaça”

Um povoamento foi iniciado na região de Mumbaça, onde passa o riacho Mineiro, que nasce na Serrinha de Alagoa e despeja no Rio Umari. Com o passar do tempo, Mumbaça mudou de nome, passando a se chamar Mineiro, em homenagem ao riacho amigo. Apesar do esforço de muitos, Mineiro crescia com lentidão, e sua atividade econômica, baseada na agricultura, desenvolvia-se vagarosamente. Mesmo assim, em dezembro de 1953, Mineiro alçou à condição de distrito do município de Martins.
Em 20 de dezembro de 1963, por força da Lei n° 3.008, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, Mineiro foi desmembrado do município de Martins, tornando-se município do Rio Grande do Norte. Quatro anos depois de sua emancipação politica, em 16 de maio de 1967, através da Lei n° 3.446, sancionada pelo então Governador do Estado, Monsenhor Walfredo Gurgel, o município passou a se chamar Frutuoso Gomes.
O nome do município é uma homenagem ao Sr. Frutuoso Gomes, agricultor estimado em toda a região, que cedeu uma faixa de terra de sua propriedade para a instalação da Estação de Mumbaça, parte da ferrovia que liga Mossoró ao município de Souza na Paraíba, inaugurada em 31 de dezembro de 1941, ampliando o desenvolvimento da localidade e fazendo a produção ter maior circulação.
O município de Frutuoso Gomes está localizado na Região do Médio Oeste Potiguar, a 349 quilômetros de distancia da capital, na altitude de 231 metros acima do nível do mar, contando com uma área territorial de 63 quilômetros quadrados, onde residem 4.309 habitantes, sendo 2.586 pessoas na área urbana e 1.804 na zona rural. Frutuoso Gomes limita-se com Martins, Lucrécia, Antônio Martins e Almino Afonso.
A economia é voltada para a pecuária, a agricultura, e para a produção de mel de abelha. O artesanato apresenta trabalhos com areias coloridas em garrafas de vidro. O abastecimento d'água é feito através da Adutora Alto Oeste, com captação na Barragem Santa Cruz do Apodi. A cidade conta ainda com o Açude Mata Cica, com capacidade para 2 milhões de metros cúbicos d'água.
Todos os anos, no mês de junho, entre os dias 19 e 27, realiza-se a principal festa do município. É a festa da padroeira, Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, comemorada com a grande presença de Fiéis.
(Fonte: Terras Potiguares/ Marcus César Cavalcanti de Morais)
 

Nenhum comentário:

Imagem

Imagem