15 de maio de 2013

Terras Potiguares: Barcelona



Barcelona

“A fazenda Salgado”

A localidade posteriormente conhecida como Fazenda Salgado, nome dado devido à salinidade de seu terreno, teve sua primeira casa erguida por um homem chamado José Maria. Nos idos de 1864 já existia uma pequena povoação naquela região situada na ribeira do Rio Potengi. O povoamento foi crescendo gradativamente e em 1918 construiu sua capela. No momento em que São Tomé ascendeu à condição de município, em outubro de 1928, o povoado de Salgado passou a fazer parte de seu território.
Enquanto a comunidade de Salgado continuava progredindo, a história da localidade desenvolvia-se também à distância. O Sr. Félix Gomes de Melo, natural de Currais Novos, foi para o Amazonas trabalhar no seringal Barcelona, pertencente ao seu irmão Felipe Gomes de Melo. Ao retornar ao Estado, Félix Gomes Instalou-se na região e, a partir da condição de lavrador, tornou-se fazendeiro e politico influente.
Na politica, Félix Gomes de Melo conseguiu ser o primeiro prefeito de São Tomé, mas suas lembranças da Região Amazônica resistiam ao tempo e ao sucesso, o seringal Barcelona continuava na sua mente. Foi em nome da lembrança do seringal que Félix Gomes propôs a mudança do nome do povoado para Barcelona, obtendo a aprovação da Câmara Municipal de São Tomé no ano de 1929. Barcelona é também o nome da capital da Catalunha, na Espanha.
A Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi erguida no ano de 1942, por iniciativa e grande participação da tradicional e influente família Azevedo Maia.
Em 17 de dezembro de 1958, através da Lei número 2.331, sancionada pelo então Governador do Estado, Dinarte de Medeiros Mariz, Barcelona foi desmembrada de São Tomé, tornando-se novo município do Rio Grande do Norte.
Localizado na Região do Potengi, o município de Barcelona está a 86 quilômetros de distancia da capital, na altitude de 124 metros, contando com uma área de 152,3 quilômetros de extensão, e uma população de 4.238 habitantes, sendo que 1.961 vivem na zona urbana, e 2.547 no setor rural. O município limita-se com Ruy Barbosa, Lagoa de Velhos, Riachuelo, Sitio Novo, São Tomé e São Paulo do Potengi.
Barcelona tem uma economia baseada na agricultura e na pecuária. O artesanato local apresenta trabalhos de panelas, pratos e jarros, feitos a partir do barro; e tapete e arreios, feitos a partir da fibra do sisal. O abastecimento d'água do município é feito através da Adutora Monsenhor Expedito, que também abastece toda aquela região.
No folclore destacam-se as manifestações de Mamulengo, Boi de Reis e as tradicionais vaquejadas. O turismo conta com áreas de beleza natural como a Serra da Arara, a Serra Vermelha, e o próprio Rio Potengi que apresenta sua beleza espetacular nos períodos de enchentes.
A comunidade se reúne todos os dias 2 de agosto para comemorar a grande festa da padroeira do município, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
(Fonte: Terras Potiguares/ Marcus César Cavalcanti de Morais)





Nenhum comentário:

Imagem

Imagem