28 de setembro de 2013

Terras Potiguares: Coronel João Pessoa










Coronel João Pessoa
“A vazante do Baixio de Nazaré”

Em meados do século XVII, a área localizada entre serras e a margem do Rio São Gonçalo já atraia a atenção de posseiros que chegavam do vizinho Estado do Ceará, através da Chapada do Apodi. Iniciava-se, então, a formação do pequeno povoamento do Baixio de Nazaré, localidade integrada ao município de São Miguel, no Alto Oeste do Estado, na chamada Tromba do Elefante.
Baixio é nome dado à vazante natural que fica entre os chamados aclives serranos, contando com uma condição climática que propicia boas plantações, numa terra rica em umidade devido às infiltrações de águas vindas das torrentes no inverno, retidas pela estratégica posição da localidade. Daí a grande vocação do Baixio de Nazaré para a produção agrícola e o interesse dos posseiros pela exploração da região.
No desenvolvimento da região e do povoado, a história destaca a presença do líder, João Pessoa de Albuquerque, natural de São Miguel, detentor do Título de Coronel da Guarda Municipal, que lhe foi conferido como cortesia. João Pessoa de Albuquerque, agricultor e negociante, fez carreira na atividade pública, alcançando ampla popularidade. O Coronel do Baixio de Nazaré tornou-se Presidente da Intendência, DE 1911 a 1913, deputado nas constituintes de 1915 e 1926, e coordenou a defesa da localidade contra a invasão da coluna revolucionária em 1926.
Em 19 de dezembro de 1963, por força da Lei n° 3.005, sancionada pelo então Governador do Estado, Dr. Aluízio Alves, Baixio de Nazaré foi desmembrado de São Miguel e transformou-se em município com o nome de Coronel João Pessoa-numa homenagem a sua liderança histórica.
Localizado no Alto Oeste do Estado, já na divisa com o Estado do Ceará, Coronel João Pessoa está a 453 quilômetros de distancia da capital, na altitude de 401 metros acima do nível do mar, contando com uma área de 117 quilômetros quadrados de extensão, onde residem 4.687 pessoas, sendo 1.798 na zona urbana e 2.889 no setor rural. Coronel João Pessoa limita-se com São Miguel, Venha ver, Encanto, Luís Gomes, Riacho de Santana e Água Nova.
A economia local se baseia na produção agrícola e na exploração de mel de abelha. Os destaques turísticos da terra ficam por conta das belezas naturais do Poço dos Cágados, do Poço da Vara, e do Açude Caldeirão.
O município de Coronel João Pessoa tem como principais festividades, os eventos juninos e a festa do padroeiro, São José, que ocorre, todos os anos, no dia 19 de março, com muita fé e animação popular.
(Fonte: Terras Potiguares/ Marcus César Cavalcanti de Morais).



Nenhum comentário:

Imagem

Imagem